Aí está a edição nº 21 do MEMO, boletim semestral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que acaba de ser distribuída em janeiro e que traz para temas de capa o plano de controlo epidemiológico traçado para a retoma das atividades presenciais (entretanto, de novo, já limitadas) na instituição e as entrevistas à professora Ana Perdigão – fala-nos sobre o trabalho que realizou de avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde em crianças e adolescentes em acolhimento residencial – e ao alumnus e presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins.
Neste nº 21, assumem, ainda, destaque o novo plano de estudos da licenciatura em Enfermagem, a distinção da ESEnfC com a Bandeira Verde Eco-Escolas, a classificação como 4ª mais inovadora instituição politécnica do país (tendo em conta uma avaliação com base no número de patentes registadas entre 2017 e 2019) e a tomada de posse da nova vice-presidente da ESEnfC, Maria do Céu Carrageta.
No editorial, a Presidente Aida Mendes chama a atenção para os maiores riscos profissionais a que os enfermeiros estão sujeitos, pela «exposição ao SARS-CoV-2 e pela tensão acumulada ao longo dos meses», lembrando que «os estudantes de enfermagem viram dificultado o seu acesso aos contextos clínicos para poderem prosseguir os seus planos de estudo», uma situação que, sustenta, «irá agravar a carência de enfermeiros nos anos mais próximos e aumentar a competição pela retenção dos recursos humanos necessários, com clara dominância dos países mais ricos».
No habitual espaço dedicado a projetos da ESEnfC, são apresentados os projetos de pijama inteligente que previne a ocorrência de úlceras de pressão (4NoPressure) e de capacitação no atendimento adequado a migrantes e refugiados (MulticulturalCare). Referência, ainda, para o projeto de transferência de tecnologia para serviços de saúde e empresas, ESEnfC-Patent.
A versão digital do MEMO nº 21, que mostra uma instituição que não para (apesar da pandemia), pode ser consultada a partir do website da ESEnfC, bem como da plataforma ISSUU (https://issuu.com/esenfc/docs/memo21___e).
[2021-02-01]