Chama-se Mariana Gregório, tem 18 anos, é natural de Lamego e, no próximo quadriénio, vai residir em Coimbra, cidade que escolheu para frequentar a licenciatura em Enfermagem.
A nova aluna do 1º ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) entrou no curso, depois de se ter candidatado à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, com a maior média (18,8) entre todos os estudantes colocados em 2020 nesta instituição.
«Como é óbvio, é uma honra entrar na licenciatura de Enfermagem na ESEnfC com a maior média entre todos os estudantes colocados em 2020. É muito bom quando o nosso trabalho e esforço são reconhecidos», afirma Mariana Gregório.
A ex-estudante da Escola Básica e Secundária da Sé, em Lamego, está habituada aos bons resultados.
«Sempre tive notas elevadas, porque fui incentivada, desde cedo, à importância dos estudos para alcançar os meus sonhos. Escolhi o curso de Enfermagem, porque sempre quis entrar na área da saúde e penso que esta profissão é aquela que envolve uma maior interação com as pessoas», explica Mariana Gregório, que «sempre» considerou a «Enfermagem uma profissão muito digna, trabalhadora e corajosa».
Quanto à opção por Coimbra, «desde pequena» que agora aluna da ESEnfC pensa nesta cidade «para prosseguir os estudos, principalmente pelo prestígio e espírito académico reconhecido em todo o país».
A jovem do distrito de Viseu, que encara «os estudos como algo muito importante», que irá definir o seu futuro, não tem «nenhum hobby em específico». Diz que usa todo o tempo livre para estar com os amigos e a família: «É o meu passatempo preferido», refere Mariana Gregório.
[2020-10-15]