Plástico, garrafas de vidro, latas e máscaras cirúrgicas foram exemplos dos resíduos e desperdícios recolhidos, no último sábado de manhã (dia 27 de junho), numa ação de limpeza das margens do rio Mondego que estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) dinamizaram no espaço compreendido entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês, com o apoio de outras entidades da cidade.
FOTOS: Coimbra Stand Up Paddle e Águas de Coimbra
Cerca de 30 pessoas participaram nesta iniciativa de voluntariado ambiental, distribuídas por grupos, nas margens e no leito do rio (neste caso, com recurso a pranchas de paddle), tendo, depois de recolhido, separado o lixo que foi colocado em contentores apropriados.
Para esta ação promovida pela ESEnfC, sob o título "Mondego limpo tem mais encanto", contribuíram a Associação de Estudantes da ESEnfC, a empresa Coimbra Stand Up Paddle, o Banco Santander e a empresa municipal Águas de Coimbra.
A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, documento assinado a 31 de outubro de 2019, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana».
De acordo com esta carta de compromisso, as instituições do ensino superior obrigam-se a integrar, «de forma transversal em todas as suas atividades, a Agenda 2030 para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável».
A ESEnfC é, também, um dos 120 estabelecimentos do distrito de Coimbra inscritos no programa Eco-Escolas no ano letivo de 2019/2020, intervindo ao nível da gestão ambiental do campus escolar e sensibilizando a comunidade académica para a adoção de comportamentos amigos do planeta.
[2020-07-03]