Notícias
Investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem Daniela Cardoso conclui Doutoramento em Ciências da Saúde – Ramo Enfermagem

 

A investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Daniela Filipa Batista Cardoso, prestou, no dia 17 de junho de 2019, provas de doutoramento em Ciências da Saúde – Ramo Enfermagem, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Defendeu a tese “Prática baseada em evidência no processo de educação em enfermagem em Portugal”, tendo sido aprovada por distinção e louvor por unanimidade.

 

 

O júri foi constituído pelos Professores Doutores: José António Pereira da Silva que presidiu (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), María Ruzafa-Martínez (Faculdade de Enfermagem da Universidade de Murcia, Espanha), António Vaz Carneiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), João Luís Alves Apóstolo (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Rui Pedro Gomes Pereira (Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho), Ana Filipa dos Reis Marques Cardoso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Lino Manuel Martins Gonçalves (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), e Cristina Maria Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

 

A investigação desenvolvida:

Caracterizou a realidade portuguesa das instituições de ensino de enfermagem sobre a pré-disposição para a integração da Prática Baseada em Evidência; e sobre as crenças relativamente à PBE dos docentes e estudantes de licenciatura em enfermagem e em que medida estes a implementam.

Avaliou a efetividade de um programa de formação em Prática Baseada em Evidência nos conhecimentos e nas competências em PBE dos estudantes de licenciatura em enfermagem.

Segundo Daniela Cardoso, os estudos realizados evidenciam a enorme necessidade de investimento em investigação na área do ensino da Prática Baseada em Evidência a futuros profissionais de saúde, em especial enfermeiros. Nomeadamente, é crucial investir na realização de estudos para avaliar os efeitos de intervenções mais abrangentes que facilitem a integração da Prática Baseada em Evidência ao longo de todo o currículo, bem como para avaliar intervenções desenhadas para treinar outras etapas da Prática Baseada em Evidência, como por exemplo a integração da melhor evidência disponível com a experiência do profissional de saúde e com as preferências e valores do utente.

Em síntese, Daniela Cardoso reforça que os resultados obtidos refletem um ensino de investigação nos cursos de licenciatura em enfermagem muito focado, ainda, na preparação dos estudantes para produzirem investigação. Reforça, também, que é urgente passar deste paradigma tradicional do ensino da investigação para um ensino que prepare os estudantes para serem utilizadores de evidência nomeadamente através do treino dos estudantes para: formularem questões clínicas claras baseadas na identificação de problemas (incertezas) dos contextos de prática clínica; procurarem pela evidência; avaliarem criticamente a evidência; implementarem a evidência no contexto clínico; e avaliarem os resultados da sua implementação.

Este projeto foi inscrito como estudo associado na rede de projetos estruturantes da UICISA: E e enquadrou-se nas atividades do Eixo Estratégico de Desenvolvimento para a Síntese e Implementação da Ciência.

A tese de doutoramento foi orientada pelo Professor Doutor João Apóstolo, investigador da UICISA: E e professor da ESEnfC, pela Professora Doutora Catarina Oliveira, professora jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e pelo Professor Doutor Manuel Alves Rodrigues, Coordenador Científico da UICISA: E e professor da ESEnfC.

 

[2020-07-01] Texto da UICISA: E


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!
  • NOV
    21
    Presencial: Pólo A (sala 2.2)
    Encontro Internacional de Peritos em Nutrição e Saúde Mental em Contexto Escolar