Notícias
COVID-19: Estudantes do 1º ano de licenciatura lançam vídeo a apelar para o civismo

 

Alunos do 1º ano da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) criaram um vídeo com o qual pretendem demonstrar que todos podem «fazer algo neste grande desafio» de mitigar os impactos da pandemia causada pelo novo  coronavírus (Sars-Cov-2).

 

 

Com recurso a uma letra interpretada pelas estudantes Bárbara Sousa e Juliana Vicente, com fotos individuais e exibindo cartazes com mensagens simples, os 44 jovens que participaram neste projeto falam da necessidade de «parar e refletir», de  não agir sem pensar – aconselhando regras de higiene e de etiqueta respiratória, bem como outras medidas de proteção – e apelam para que as pessoas, apesar do distanciamento que importa cumprir, não se isolem no egoísmo e demonstrem «algum civismo».

“Durante um certo tempo/Para o COVID evitar/Sair à rua só o necessário/Em casa deves ficar”; “Se febre sentires/Dificuldade em respirar/Se também tossires/Para quem deves ligar?”, “Apesar do isolamento/As mãos deves lavar/Tapa a boca ao tossir/E p’ró cotovelo espirrar”, são alguns dos versos da canção que ocupa a primeira metade deste vídeo de 6 minutos. Na qual os estudantes não esquecem os profissionais de saúde que estão na frente da luta contra o COVID-19: “Nunca apontes o dedo/A quem lá está para ajudar/Pois também têm medo/E não te vão recusar”.

De forma simultaneamente informativa e divertida, questionam o que está a acontecer com «o nosso país, o nosso mundo, o nosso ambiente, a nossa sociedade». Recomendam que não se compre «mais do que o necessário, para todos termos o suficiente», e que se «evite viagens desnecessárias», advertindo que «somos todos agentes de saúde pública».

Os estudantes do 1º ano de licenciatura da ESEnfC terminam convidando os que quiserem acompanhar a quarentena a que se submeteram a seguirem-nos no Instagram (instagram.com/caloirosenfermagem.coimbra).

«O principal objetivo da realização deste vídeo foi a consciencialização da população, especialmente de todos os indivíduos que se situam em grupos de risco devido à sua idade e condição de saúde», escrevem os estudantes que produziram o vídeo, numa brevíssima entrevista por e-mail, onde explicam que «este desafio» surgiu da parte de um grupo de colegas do 3º ano «que tem representado um papel ativo na integração dos novos estudantes na escola e nas tradições» da cidade.

«Este, entre outros, é o nosso contributo para a sociedade enquanto cidadãos e futuros profissionais de saúde. Um dia seremos as pessoas indicadas para realizar um trabalho árduo de consciencialização e educação para a saúde, enquanto enfermeiros, e esta é uma forma de nos aproximarmos da população e de iniciarmos a formação da nossa identidade pessoal e profissional», concluem os 44 estudantes do 1º ano, num e-mail subscrito por Carolina Perpétua.

Colaboraram também para este vídeo os estudantes Sara Roxo, Inês Santos, José Magalhães, Manuel Dias, Carolina Oliveira, Filipe Santos, Alexandra Santos, Francisco Fernandes, Diana Nicole, Rodrigo Ferrinho, Francisco Rato, André Domingues, Anita Simões, Inês Freitas, Diana Moreira, Margarida Viegas, Ariana Pereira, Maria Couto, Bernardo Marinho, Edna Travessa, Mariana Silva, Henrique Soares, André Mangas, Eduardo Gama, Ana Pereira, André Fonseca, Roberta Moura, Bernardo Braga, João Maria, Miguel Pereira, José Carvalho, Pedro Rodolfo, Gonçalo Correia, Carolina Ribeiro, Beatriz Vaz, Inês Pacheco, Samuel faim, João Santos, Leonardo Barroso e Sérgio Ferreira.

O vídeo está disponível em https://drive.google.com/file/d/1QzGVNvJ3E_qksqDDk7bhCjvjyNs1IXv_/view

Também um grupo de estudantes do 3º ano elaborou um vídeo para esclarecimento de dúvidas acerca do COVID-19, já divulgado no Facebook da ESEnfC.

 

[2020-03-27]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JAN
    24
    Presencial: Pólo A
    Evento multiplicador - Referenciais de competências de comunicação em pediatria: o ensino via plataforma digital
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!