Em tempo de pandemia de COVID-19, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) não deixou de assinalar o dia da instituição (17 de março), que hoje se celebra.
Professora Aida Cruz Mendes envia mensagem «de confiança» aos estudantes e a todos os colaboradores da ESEnfC
Embora sem as habituais comemorações em auditório, canceladas conforme já fora anunciado, dadas as medidas de contenção impostas ao país, a Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, endereçou uma mensagem à comunidade escolar, gravada em vídeo e que está disponível no Facebook da instituição, aplaudindo o sentido cívico, de responsabilidade social e de grandeza da comunidade educativa face às adversidades, valorizando a capacidade de reorganização da equipa que lidera, bem como da resposta, até agora eficaz, a um momento que a todos põe à prova.
Para Aida Cruz Mendes, o «momento singular, de grande desafio coletivo», em que ocorre mais um aniversário da ESEnfC (139 anos), numa fase crescente no número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal, «obrigou a comportamentos defensivos e de menor interação social» e, concretamente na ESEnfC, a «medidas drásticas de contenção que terão grandes repercussões» para a comunidade educativa.
«Esta pandemia tem ainda hoje muitos aspetos desconhecidos e inesperados. O grau de incerteza em que agora vivemos é elevado. A proliferação de notícias nos meios de comunicação social e nas redes sociais nem sempre ajudam a esclarecer, a diminuir a incerteza e a ganhar controlo», afirma a Presidente da ESEnfC na mensagem hoje difundida, ao considerar «imperioso que saibamos encontrar informação rigorosa, conhecimento científico e orientação válida».
Foi esse o sentido de a ESEnfC decidiu, ainda, comemorar o aniversário da Escola «oferecendo a todos um contributo esclarecido», nas palavras da professora Aida Cruz Mendes. Numa entrevista coletiva de cerca de uma hora, o especialista em doenças infeciosas, Francisco Antunes, responde a questões colocadas pela comunidade educativa do estabelecimento de ensino superior (recolhidas junto de estudantes, docentes e não docentes), sobre os riscos e as implicações da pandemia de COVID-19 e que também pode ser visualizada no Vimeo.
A Presidente da ESEnfC agradece aos docentes da instituição, «que se mobilizaram no sentido de minimizar os impactos desta crise na vida dos estudantes» e nota que, «apesar de não desejada, esta crise pode ser também um momento de grande oportunidade para repensar metodologias e arrojar em soluções inovadoras».
Aos não docentes, Aida Cruz Mendes transmite «uma mensagem de confiança», referindo que «o plano de contingência setorial, com avaliação das possibilidades de recurso ao teletrabalho, vai colocar uma parte substancial» dos colaboradores «perante um novo desafio». Que esta «situação nova» requererá «espírito de abertura e grande colaboração dentro das equipas e entre as equipas».
Razão principal da existência de uma instituição de ensino, os estudantes também recebem uma palavra sentida e de encorajamento por parte da Presidente da ESEnfC.
«Aos estudantes de graduação que viram o seu ano letivo abruptamente interrompido», Aida Cruz Mendes pede «que aproveitem o esforço que a Escola está a fazer de educação online e se protejam para que possam retornar com mais ânimo e vigor».
Por sua vez, «aos estudantes de mestrados e pós-graduações, aos enfermeiros que estavam a prosseguir estudos de especialização e aprofundamento científico e que agora foram chamados a dar o seu melhor na defesa da saúde dos seus concidadãos», a Presidente da ESEnfC agradece «pelo seu sentido de responsabilidade e por mais uma vez mostrarem o quão importante são os enfermeiros para a saúde de todos».
[2020-03-17]