A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) foi reconhecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da participação no Ano Nacional da Colaboração, lançado pelo Fórum para a Governação Integrada e que, ao longo de 2019, sob o alto patrocínio do chefe de Estado português, pretendeu mobilizar e inspirar a sociedade para a importância da colaboração enquanto forma de resolução de problemas e para a otimização dos recursos disponíveis.
Marina Montezuma (na foto com o Presidente da República), professora da ESEnfC que coordena três projetos que estiveram associados ao Ano Nacional da Colaboração – “Enfermagem dos Pequenitos e da Bonecada”, “Programa 5 ao Dia” e “Saúde sobre Rodas” –, esteve, no dia 30 de janeiro, na sessão de encerramento desta iniciativa, uma cerimónia realizada no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, na ocasião, o «empenho, entrega e devoção de chegar aos outros», patentes nos cerca de 200 projetos desenvolvidos pelas entidades aderentes.
Várias organizações públicas e privadas, comunidades educativas, municípios, entidades do setor social e organizações não governamentais procuraram, em 2019, promover e disseminar o conceito “Colaborar faz toda a diferença”.
O Fórum para a Governação Integrada é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas, que estuda, reflete e age sobre problemas sociais complexos, promovendo modelos de governação integrada. Tem como promotores o Instituto Padre António Vieira, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Fundação Montepio, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.
[2020-02-10]