Não são permitidos refrigerantes, bolachas ou batatas fritas de pacote. Também é proibido estar parado, ou ligado às tecnologias móveis. Só alimentação saudável e muitas atividades ao ar livre (exercício físico, jogos e passeios em jardins), promotoras de bem-estar e facilitadoras da socialização, são permitidas na “Escola de Verão - Exercício Físico, Alimentação, Saúde”.
(FOTO: Direitos Reservados)
Há seis anos que é assim, no início do verão, numa iniciativa coorganizada entre a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o Centro de Saúde Norton de Matos, que junta crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, todas elas referenciadas (tenham, ou não, problemas de obesidade ou de excesso de peso) pela consulta de obesidade desta unidade de saúde, por necessitarem de sensibilização sobre corretos hábitos alimentares e de exercício físico.
Em 2019, a “Escola de Verão - Exercício Físico, Alimentação, Saúde”, que se realizou de 8 a 19 de julho, teve a participação de 29 crianças, que, a olhar para as avaliações antropométricas (pregas cutâneas, peso, altura, índice de massa corporal, percentagem de massa gorda, perímetro abdominal, ou pressão arterial) feitas no primeiro e no último dia da iniciativa, beneficiaram de um decréscimo da percentagem de massa gorda do tronco.
Sob organização da professora da ESEnfC, Marina Montezuma, e da nutricionista Ana Carvalhas (responsáveis pelo projeto), esta edição da “Escola de Verão - Exercício Físico, Alimentação, Saúde” contou com apoio, enquanto monitores de campo de férias, de recém-licenciados e estudantes dos últimos anos da licenciatura em Enfermagem (incluindo três estudantes do Brasil), mas também de algumas recém-licenciadas em Nutrição e Dietética pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Com base no Parque Verde do Mondego (margem esquerda), foram realizadas divertidas atividades no rio (stand up paddle), houve jogos (peddy-paper da saúde) trazidos pelos internos de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde Norton de Matos, sensibilização da Polícia de Segurança Pública sobre prevenção rodoviária, magia pelo ilusionista Telmo Melo e, ainda, a presença das cantoras Lookalike.
Mas, porque a cultura e o saber são igualmente importantes, em 2019, numa parceria com o Rómulo - Centro de Ciência Viva, a Escola de Verão compreendeu uma primeira semana de atividades nos laboratórios do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, visitas ao Museu da Ciência, ao Jardim Botânico e ao Museu Machado de Castro.
[2019-07-30]