A professora adjunta convidada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Adriana Raquel Neves Coelho, prestou, no dia 29 de maio de 2019, provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo sido aprovada por unanimidade ao defender a tese "A Imaginação Guiada no Conforto em Cuidados Paliativos”, que é um estudo associado ao projeto da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), "Conforto: Avaliação e Intervenção".
O estudo centrou-se no desenvolvimento e implementação de um programa de imaginação guiada no contexto dos cuidados paliativos.
Inicialmente, Adriana Coelho centrou-se no mapeamento da evidência existente sobre intervenções não farmacológicas implementadas no contexto dos cuidados paliativos e na realização de um estudo fenomenológico com vista à compreensão das vivências de conforto e desconforto de pessoas doentes internadas em unidades de cuidados paliativos.
Posteriormente, suportando-se dos dados obtidos, foi desenvolvido e implementado um programa de imaginação guiada ajustado às necessidades de conforto dos doentes internados em unidades de cuidados paliativos.
Segundo Adriana Coelho, o estudo realizado convida enfermeiros e investigadores a refletirem sobre o que significa estar confortável para a pessoa doente e permite a incorporação desses dados no desenho de intervenções focadas na maximização da experiência de conforto.
Adicionalmente, o estudo realizado sugere que o programa desenvolvido melhora o conforto das pessoas internadas em unidades de cuidados paliativos e proporciona uma intervenção de enfermagem autónoma e complementar ao tratamento que estas recebem.
A tese de doutoramento foi orientada pelo professor doutor João Apostolo, investigador da UICISA: E e professor da ESEnfC, e pela professora doutora Olga Fernandes, professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
[2019-06-03]