Eleito por 21 votos a favor e um voto em branco, Paulo Joaquim Pina Queirós é o novo presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), apoiado pelos pares para a liderança deste órgão durante os próximos cinco anos (2019-2024).
A eleição realizou-se no dia 8 de maio, numa reunião plenária deste órgão e após a tomada de posse dos seus novos membros.
«Qualificar o ensino, valorizar os docentes, afirmar a escola» é o lema e o propósito da equipa docente eleita para o Conselho Técnico-Científico (CTC) da ESEnfC.
As prioridades da equipa liderada por Paulo Queirós, que sucede nas funções a Ananda Maria Fernandes, passarão por «dar continuidade ao processo de revisão do plano de estudos da licenciatura em Enfermagem», iniciado pelo CTC anterior, se possível para que entre «em funcionamento no ano letivo de 2020-2021», por ir «ao encontro de necessidades formativas suscitadas pelos enfermeiros e pela comunidade» no que respeita à formação ao nível de mestrados, pós-licenciaturas e pós-graduações, embora sem desconsiderar a manutenção da oferta formativa nas áreas tradicionalmente disponibilizas pela ESEnfC.
Paulo Joaquim Pina Queirós é doutorado em Desarrollo e Intervención Psicológica (pela Universidad de Extremadura) e fez pós-doutoramento sobre “Pensamento Teórico de Enfermagem. Evolução e perspetivas atuais” (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto). Publicou mais de 80 artigos em revistas especializadas, possui 27 capítulos de livros e 15 livros publicados (em coautoria ou coordenação de edição). Recebeu quatro prémios e/ou homenagens. É membro da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde é responsável pelo eixo estratégico de desenvolvimento de formação de investigadores e investigador sénior coordenador do projeto estruturante “História e epistemologia da saúde e enfermagem”.
O Conselho Técnico-Científico da ESEnfC, para o mandato 2019-2024, passa a ser composto por Alfredo Lourenço, Amélia Castilho, Ana Perdigão, Ana Poço dos Santos, Ana Paula Camarneiro, Armando Silva, Arménio Cruz, Cândida Loureiro, Carlos Melo Dias, Dulce Galvão, Elisabete Fonseca, Irma da Silva Brito, Isabel Margarida Mendes, Isabel Moreira, Jorge Apóstolo, Manuel Chaves, Margarida Alexandra Moreira da Silva, Maria Clara Ventura, Maria da Conceição Alegre de Sá, Maria da Nazaré Cerejo, Maria de Lurdes Almeida, Maria Isabel Domingues Fernandes, Paulo Queirós (que preside), Rui Gonçalves e Susana Duarte.
[2019-05-14]