A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) faz parte da recém-criada Academia de Líderes Ubuntu Coimbra.
As entidades signatárias. Ao centro a Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes
Composta por mais cinco instituições – Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra (ambos representados pelos respetivos serviços de ação social), Instituto Universitário Justiça e Paz, Cáritas Diocesana de Coimbra e Instituto Padre António Vieira (ONG que em Portugal dinamiza este projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança) –, esta estrutura visa contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, concorrendo para a sua transformação como “construtores de pontes” ao serviço da comunidade, na senda de uma sociedade mais justa e solidária.
Constituída através de um memorando de entendimento recentemente assinado, esta rede colaborativa informal pretende desenvolver a metodologia Ubuntu na região de Coimbra, que assenta em pilares como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, através de figuras de referência como Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Aristides de Sousa Mendes.
A Academia de Líderes Ubuntu, disseminada já em vários pontos do país no estrangeiro, «é um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do seu potencial, capacitando-os para a intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos», lê-se no site do projeto, em http://www.pontesubuntu.org.
Conceito africano que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade, a tradução literal de Ubuntu é: "Eu sou porque Tu és". Eu só posso ser uma Pessoa com as outras Pessoas".
A equipa de formadores da ESEnfC é constituída pelas professoras Ana Paula Monteiro, Maria Alegria Simões e Marina Montezuma e pela técnica superior Mafalda Vale (área social).
[2019-05-23]