Depois de a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no Brasil, ter homenageado, a título póstumo, o professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Amado Martins, falecido em fevereiro deste ano, também a Ordem dos Enfermeiros (OE) veio, no passado dia 11 de maio, distinguir o ex-docente e investigador.
José Carlos Amado Martins (1965-2019)
Ao atribuir-lhe o Prémio Valor e Excelência 2019, também concedido ao professor coordenador principal da ESEnfC, Manuel Alves Rodrigues, a OE reconhece o «papel importante que [José Carlos Amado Martins] assumiu na docência e formação/investigação, no seio de equipas multidisciplinares e o enorme contributo na afirmação da profissão de enfermagem».
Os dois professores da ESEnfC integraram o grupo de personalidades que se distinguiram na defesa da Enfermagem às quais a OE, em 2019, prestou tributo público, ao atribuir este prémio no âmbito da I Convenção Internacional dos Enfermeiros que se realizou, nos dias 10 e 11 de maio, na cidade do Porto.
«Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as palavras usadas neste momento, nunca serão suficientes para representar o nosso agradecimento, orgulho e admiração pela pessoa e profissional que representa», lê-se no diploma honorífico, entregue à família do ex-professor da ESEnfC e assinado pela bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.
Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e presidente da respetiva Mesa do Colégio de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros (entre 2012 e 2015), José Carlos Amado Martins era doutorado em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto), pós-doutorado em simulação do ensino em Enfermagem (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil) e mestre em Bioética (pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).
O ex-professor da ESEnfC colaborou com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como professor voluntário, no curso de mestrado em Cuidados Paliativos, bem como no doutorado em Bioética promovido pela FMUP e pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Vice-presidente da Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC, vogal da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro, ou membro da direção da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (2011-2017), foram outras funções por si exercidas.
José Carlos Martins assumiu, também, destaque no projeto de criação da licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde e no GPFAIR - Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, pertencente à ESEnfC.
Em outubro de 2018 fora distinguido com o Prémio Nacional de Bioética 2018.
[2019-05-21]