O professor coordenador principal da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Manuel Alves Rodrigues, acaba de ser distinguido com o Prémio Valor e Excelência da Ordem dos Enfermeiros (OE), sendo desta forma reconhecido «pelo papel importante que assumiu na docência e formação/investigação, no seio de equipas multidisciplinares, e o enorme contributo na afirmação da profissão de enfermagem».
O atual vice-presidente da ESEnfC foi umas das personalidades que se distinguiram na defesa da enfermagem a quem a OE, em 2019, prestou tributo público, ao atribuir este prémio durante a I Convenção Internacional dos Enfermeiros, realizada nos dias 10 e 11 de maio.
«Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as palavras usadas neste momento, nunca serão suficientes para representar o nosso agradecimento, orgulho e admiração pela pessoa e profissional que representa», lê-se no diploma honorífico, entregue ontem ao professor da ESEnfC pelas mãos do presidente da Secção Regional do Centro da OE, Ricardo Correia de Matos, e assinado pela bastonária Ana Rita Cavaco.
Coordenador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, simultaneamente membro do Conselho Geral, do Conselho de Gestão e vice-presidente da ESEnfC, Manuel Alves Rodrigues é doutorado em Filosofia Y Ciencias de La Educacion (Seccion Ciencias de La Educacion), pela Universidade de Salamanca, tendo feito pós-doutoramento na mesma instituição, em “Método Eduterapéutico experimentado con niños que van a ser objeto de intervención quirúrgica”. Tem, ainda, o título académico de agregado no ramo de conhecimento em Educação, pela Universidade de Aveiro.
«A inovação pedagógica, a pedagogia da saúde e educação para a saúde, bem como a saúde mental e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de enfermagem e cuidadores são as suas grandes áreas de interesse», destaca a Secção Regional do Centro da OE, na apresentação dos méritos do homenageado.
«O Professor Doutor Manuel Alves Rodrigues é igualmente um apaixonado pelas artes, deixando a sua criatividade fluir em inúmeras obras artísticas, sendo mais conhecido neste meio como De Mar», refere, por outro lado, a Secção Regional do Centro da OE.
[2019-05-16]