Tomaram posse, no dia 1 de abril, como professores coordenadores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Irma da Silva Brito, João Manuel Garcia do Nascimento Graveto e Pedro Miguel dos Santos Dinis Parreira.
Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, conferiu posse a João Graveto, Irma Brito e Pedro Parreira
Os três docentes, com longa e diversificada experiência de ensino, investigação – pertencem à Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) – e trabalho de extensão à comunidade, atingem, assim, a categoria intermédia da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico (entre a de professor adjunto e a de professor coordenador principal).
Irma Brito pertence à Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, sendo responsável pela regência de disciplinas como Saúde Escolar e Metodologias de Investigação em Enfermagem Comunitária.
Pós-doutorada em Ciências de Enfermagem, é codiretora do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na ESEnfC, representando a Escola no Comité Executivo de International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), onde coordena o grupo de trabalho internacional Educação em Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS).
Irma Brito coordena o projeto de investigação PEER que integra equipas de vários países lusófonos, no âmbito do qual se enquadra o conhecido e bem-sucedido projeto de sensibilização para os riscos em contexto de recreação noturna, Antes que te Queimes.
É ao nível da investigação clínica aplicada e da investigação-ação que mais tem contribuído para dar consistência científica à enfermagem.
Membro do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, João Graveto (UCP de Enfermagem Fundamental) pertenceu durante vários anos à Comissão de Coordenação do Curso de Licenciatura de Enfermagem (coordenação do 1° ano do curso) e integrou o Serviço de Apoio aos Novos Graduados.
Doutorado em Desarrollo e Intervención Psicológica, pela Universidad de Extremadura, é também membro da Comissão Científica da UICISA-E, tendo pertencido à Comissão Científica da Revista de Enfermagem Referência, cujo corpo de revisão (peer review) ainda integra.
João Graveto é, igualmente, membro fundador e dos corpos sociais do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau Internacional, constituído na ESEnfC, tendo sido membro e vice-presidente do Conselho Pedagógico da ESEnfC.
Tendo como áreas de interesse pedagógico e científico as tecnologias associadas aos cuidados de saúde, a prevenção de infeções associadas a cuidados de saúde e a perceção e desenvolvimento de competências em Enfermagem, o novo professor coordenador da ESEnfC pertence a vários grupos de trabalho. Integra ou integrou projetos como "Avaliação e promoção multidisciplinar de técnicas/procedimentos clínicos associados a cuidados de enfermagem (subprojecto Práticas de saúde e avaliação microbiológica associada à manipulação de cateteres urinários e venosos periféricos)", "Avaliação bioquímica e imunológica em cuidados de saúde", Crescer Saudável, Antes que te Queimes, Sistemas de Informação em Enfermagem - CIPE e Licenciatura em Cabo Verde (tendo sido distinguido pelo reitor da Universidade de Cabo Verde com o diploma de mérito académico, em reconhecimento dos serviços relevantes prestados à instituição africana, na área de formação em saúde).
Pedro Parreira (UCP de Enfermagem Fundamental) é doutorado em Gestão e coordenador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC.
Ao nível da UICISA: E, integra os projetos “Práticas de enfermagem e a segurança do doente no processo de punção de vasos e na administração da terapêutica endovenosa”, “Seringa de dupla câmara”, “Avaliação e promoção multidisciplinar de técnicas/procedimentos clínicos associados a cuidados de enfermagem”, Viver Com Coração, “Transferência de inovação tecnológica para as práticas dos enfermeiros: contributos para a prevenção de infeções (TecPrevInf)”, “Qualidade de vida, necessidades e promoção da autonomia de pessoas em processos de transição de saúde” e “Promoção da mobilidade na prevenção de declínio funcional e descondicionamento de idosos e adultos dependentes em fase aguda de internamento hospitalar”.
Estudos e práticas empreendedoras e comportamento organizacional são áreas de eleição de Pedro Parreira, que leciona nos cursos de licenciatura em Enfermagem, de pós-licenciatura de especialização e de mestrado em Enfermagem de Reabilitação e de mestrado em Enfermagem.
[2019-04-05]