A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é uma das parceiras do projeto europeu de promoção, sensibilização e envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado, intitulado "PARENT - Promotion, Awareness Raising and Engagement of Men in Nurture Transformations" e que é liderado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
O projeto, que envolve mais três parceiros europeus – Áustria, Lituânia e Itália – e que terá a duração de dois anos (fevereiro 2019-janeiro 2021), conta com financiamento do H2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia.
«Globalmente, homens e mulheres partilham ainda de forma não equitativa a divisão do trabalho de cuidado, entendido como trabalho doméstico e de cuidado não remunerado desenvolvido tanto em casa como na sociedade. Este desequilíbrio afeta negativamente não apenas homens, mulheres e crianças, mas também as dinâmicas de género e a própria economia. O PARENT tem, então, o objetivo de envolver os homens na prestação de cuidados, bem como o de aumentar a consciencialização sobre a articulação entre a promoção de práticas de cuidado e a prevenção de violência de género» e da violência contra crianças, lê-se na síntese do projeto.
O projeto PARENT tem na sua base metodologias desenvolvidas no âmbito do Programa P: Envolvendo Homens na Paternidade, Cuidados e Saúde Materno-Infantil (Instituto Promundo, Brasil), já implementado e avaliado em diversos contextos mundiais.
Este projeto tem também o apoio da Direção-Geral de Saúde para o desenvolvimento das ferramentas de intervenção e execução das várias iniciativas previstas.
[2019-03-26]