Chamaram-lhe "Hospital da Brincadeira" e consistiu numa atividade do recente projeto de saúde escolar desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), "Saúde e Saber: Segredo de Viver", realizada na última sexta-feira (22 de fevereiro) no Colégio Rainha Santa Isabel.
Tendo como população-alvo crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, a atividade procurou fazer cessar o medo associado aos cuidados de saúde, ao ambiente hospitalar e seus profissionais.
Com recurso à brincadeira, através de dinâmicas interativas e experimentais, as crianças contactaram com enfermeiras e estudantes de enfermagem, com materiais e equipamentos clínicos.
«Este projeto surge no âmbito de um programa de saúde escolar que integra as problemáticas e responsabilidades da escola enquanto entidade formadora de crianças e adolescentes informadas e conscientes, incorporando atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde, contempladas na atual legislação», explica Ana Filipa Sousa, enfermeira e assistente convidada na ESEnfC afeta ao projeto.
Alimentação saudável e atividade física, higiene corporal e saúde oral, educação postural, educação para os afetos e a sexualidade, hábitos de sono e repouso são algumas áreas exploradas nas atividades de educação do projeto "Saúde e Saber: Segredo de Viver".
«O título do projeto, “Saúde e Saber: Segredo de Viver”, assenta no princípio de que os conhecimentos (saber) que se pretendem transmitir às crianças e adolescentes, através de ações de educação e promoção da saúde (saúde), possam resultar em ganhos de saúde efetivos no futuro, conducentes a práticas e estilos de vida saudáveis, que lhes permitirão “descobrir” o “segredo” para crescer e “viver”. Esta mensagem é transmitida através do logotipo realizado, com a representação de crianças e adolescentes e também imagens alusivas ao conhecimento e saúde», lê-se no resumo de apresentação do projeto.
Nesta iniciativa do projeto, organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente da ESEnfC, com coordenação da professora Lurdes Lomba, participaram estudantes do 4º ano de licenciatura em Enfermagem, duas enfermeiras e elementos da equipa coordenadora do projeto.
“Saúde e Saber: Segredo de Viver” está alocado ao projeto estruturante “Prevenção de comportamentos de risco e promoção da saúde de crianças, adolescentes e jovens: Contributos para uma intervenção de Enfermagem”, que se encontra registado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, que é acolhida na ESEnfC.
[2019-02-26]