Alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária José Falcão visitaram, esta semana, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito do programa Cientificamente Provável.
Alguns destes estudantes, que se preparam para o ingresso no ensino superior, podem, assim, conhecer particularidades do trabalho científico, bem como exemplos de projetos de investigação feitos em parceria com empresas e que visam a melhoria do bem-estar e dos cuidados de saúde às populações.
Contribuir para enriquecer o percurso formativo dos estudantes pré-universitários, aproximando as escolas básicas e secundárias das instituições de ensino superior, e envolver os jovens em dinâmicas de ciência cidadã e práticas de aprendizagem colaborativa, são alguns objetivos do programa Cientificamente Provável, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Para este programa concorrem 345 parcerias, que envolvem 163 agrupamentos de escolas e 243 unidades de investigação e bibliotecas de ensino superior.
Estão previstas atividades diversas, como conferências, workshops, encontros com investigadores e visitas de estudo.
Nesta receção aos estudantes do ensino secundário, a UICISA: E conta com a colaboração dos bolseiros de investigação, Beatriz Serambeque, Liliana Sousa, Inês Marques, Rafael Alves Bernardes, Paulo Costa e Vânia Oliveira.
Na atividade intervieram, ainda, os professores da ESEnfC, Anabela Salgueiro e João Apóstolo.
[2019-02-13]