Faleceu, hoje, o professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Amado Martins, que se encontrava doente há já alguns meses, sendo com profunda mágoa que a instituição comunica tão grande perda, para a profissão, para o ensino, para os seus pares, amigos e, particularmente, para os seus familiares diretos.
O corpo do professor José Carlos Martins estará, a partir desta tarde (16h00), na Igreja de Almalaguês, onde, amanhã, pelas 15h00, se iniciarão as cerimónias fúnebres.
Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, cuja Mesa do Colégio de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros presidiu (entre 2012 e 2015), o saudoso professor da ESEnfC era doutorado em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto), pós-doutorado em simulação do ensino em Enfermagem (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil) e mestre em Bioética (pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).
O Professor Doutor José Carlos Martins colaborou com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como professor voluntário, no curso de mestrado em Cuidados Paliativos, bem como no doutorado em Bioética promovido pela FMUP e pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Vice-presidente da Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC, vogal da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro, ou membro da direção da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (2011-2017), foram outras funções que, ao longo do seu rico percurso de académico, investigador e cidadão, exerceu com desvelo e saber.
José Carlos Martins assumiu, também, destaque no projeto de criação da licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde e no GPFAIR - Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, pertencente à ESEnfC.
Em outubro último foi distinguido com o Prémio Nacional de Bioética 2018.
[2019-02-03]