Notícias
Enfermeiros de saúde materna e obstétrica em Portugal longe de prestarem quantidade de cuidados essenciais estimada pela OMS, afirma responsável pela especialidade na ESEnfC

 

Elementos fundamentais para a saúde sexual e reprodutiva, materna e neo-fetal, os enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica «podem prestar 87% dos cuidados essenciais necessários às mulheres, casais e recém-nascidos», assim a profissão esteja regulada, estima a Organização Mundial de Saúde e a Organização das Nações Unidas. Todavia, em Portugal «estamos longe» de assegurar aquela quantidade de cuidados.

 

 

Quem o diz é Maria Neto da Cruz Leitão, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde coordena a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica.

Para a docente, que proferiu estas declarações no dia 17 de novembro, durante a sessão de encerramento do XI curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) ministrado na ESEnfC, «muito temos a fazer» neste campo.

A esperança é, agora, depositada nas novas especialistas em ESMO que, segundo Maria Neto, «vão contribuir para a mudança transformacional necessária para promover um futuro mais próspero e sustentável, que é o preconizado pela Global Strategy for Women´s, Children´s and Adolescent’s Health (2016-2030)».

De acordo com a também coordenadora do XI curso de pós-licenciatura de especialização em ESMO, há que continuar a trabalhar para que, perto ou longe de nós, se reduza a morti-morbilidade materna e infantil, se assegure direitos sexuais e reprodutivos, se transforme os partos em experiências positivas e se leve o pai a exercer a função paterna.

Ao felicitar as enfermeiras estudantes que concluíram este curso, que teve a duração de três semestres, Maria Neto frisou que a ESEnfC quis «ajudar a formar profissionais protagonistas e líderes em cuidados de enfermagem integrais às mulheres, casais e recém-nascidos, valorizando a integração entre ensino e aprendizagem, investigação e extensão de serviços à comunidade».

 

[2018-11-20]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente