Notícias
Professora Conceição Alegre de Sá conclui doutoramento

 

A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria da Conceição Marques Alegre de Sá, prestou provas de doutoramento em Enfermagem, tendo sido aprovada ao defender, no dia 7 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, a tese “Disciplina Parental e as Práticas de Autocuidado de Saúde em Jovens Adultos”.

 

 

Mais de 1100 jovens adultos estudantes no concelho de Coimbra, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, fizeram parte do estudo, que procurou caraterizar as práticas de autocuidado em saúde dos jovens adultos e analisar o modo como elas se relacionam com a disciplina parental.

«Quanto às práticas de autocuidado em saúde, os jovens adultos relatam gastar 47% do seu tempo no envolvimento em práticas de autocuidado em saúde, sendo a média mais elevada observada nas ações de autorregulação pessoal e de envolvimento social (49,2%), seguida das ações gerais de saúde (48,7%), e a mais baixa percentagem observada nas ações associadas a uma alimentação equilibrada (42,4%)», refere a professora Conceição Alegre de Sá, no resumo da tese.

Ali se refere, também, que «este estudo permitiu a identificação dos seguintes fatores preditores das práticas de autocuidado de saúde: o rendimento económico familiar; o reconhecimento de que ambos os pais exercem a disciplina de forma equitativa; a disciplina punitiva; o contexto em que é implementada a disciplina; a afetividade/apoio; a impulsividade e o aviso no exercício da disciplina».

Para a professora da ESEnfC, «os baixos valores de envolvimento em práticas de autocuidado em saúde, na fase inicial do processo de autonomização em que se encontram os jovens adultos, apontam para a necessidade de se atender aos processos de estruturação a que as mesmas práticas estão sujeitas».

Conceição Alegre de Sá refere que «os fatores preditores do autocuidado em saúde dos jovens adultos, ligados à disciplina parental, permitiram reforçar a importância da qualidade da interação pais/filho, estabelecida na infância, para o processo de aprendizagem do autocuidado em saúde».


[2018-11-19]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente