Uma estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) foi, recentemente, elogiada pela forma exemplar e diligente com que socorreu um cidadão em paragem cardiorrespiratória que se encontrava caído no sítio da Cegonheira, na freguesia de Antanhol, em Coimbra.
(FOTO: Direitos Reservados)
O elogio foi dirigido à ESEnfC por um enfermeiro que, estando de férias em Portugal, também ajudou a pessoa em dificuldade, classificando como de «alta tensão emocional e física» os momentos vividos «até chegar a primeira tripulação de bombeiros e, posteriormente, a VMER (viatura médica de emergência e reanimação)».
Sérgio Dâmaso, enfermeiro chefe no St Christopher’s Hospice, em Londres, afirma que «só com a ajuda» da estudante do 3º ano do curso de licenciatura em Enfermagem, Ana Sofia Santos, jovem que não conhecia até então, «e, mais tarde, [com o apoio] de alguns voluntários que se chegaram, foi possível manter a via aérea e continuar com reanimação até que o auxílio chegasse».
«A Sofia foi exemplar, diligente, corajosa, demonstrou rigor técnico e científico, confiança e carinho debaixo de um sangue frio que nem alguns profissionais de topo de carreira apresentam nos dias de hoje», salienta o enfermeiro, num rasgado elogio que estende à ESEnfC.
Sérgio Dâmaso considera que «isto também se deve à qualidade» do ensino ministrado na ESEnfC «e aos brilhantes profissionais» que a instituição forma.
Quinze anos após a obtenção do título de licenciado «na mesma escola», o enfermeiro constata que «está tudo cada vez melhor».
[2018-11-05]