O professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Amado Martins, recebeu, na última sexta-feira (19 de outubro), o Prémio Nacional de Bioética 2018.
O galardão foi-lhe entregue pelo presidente da Associação Portuguesa de Bioética (APB), Rui Nunes, durante as comemorações do Dia Mundial da Bioética, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Trata-se de «uma homenagem a um homem que tem dedicado parte da sua vida à temática da Bioética», sendo que, «na área da Enfermagem, o professor José Carlos Amado Martins tem desempenhado um papel excecional», lecionando, por exemplo, a disciplina de "A Pessoa em Cuidados Paliativos e Fim de Vida", no curso de pós-licenciatura de especialização e no mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESEnfC», considera o presidente da APB.
Rui Nunes salienta, ainda, que o professor da ESEnfC «desenvolveu um estudo muito interessante sobre a importância da troca de informação entre os profissionais de saúde e o doente oncológico».
Doutorado em Ciências de Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (defendeu a tese "O direito do doente à informação: contextos, práticas, satisfação e ganhos em saúde"), assim como pós-doutorado em simulação do ensino em Enfermagem (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil), José Carlos Martins é mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (com a dissertação "Autonomia na doença: estudo das atitudes dos doentes perante os direitos à informação e ao consentimento").
Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, cuja Mesa do Colégio de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros presidiu (entre 2012 e 2015), o professor da ESEnfC colabora com a FMUP, enquanto professor voluntário, no curso de mestrado em Cuidados Paliativos e no doutorado em Bioética promovido pela FMUP e pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ética/Bioética, Pessoa em situação crítica, Pessoa em fim de vida e Simulação no ensino de enfermagem são as suas principais áreas de interesse pedagógico e científico.
Vice-presidente da Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC, vogal da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (2011-2017) são outras referências a destacar no currículo de José Carlos Martins.
O professor e investigador da ESEnfC assumiu, também, destaque no projeto de criação da licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde e no GPFAIR - Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, sendo associado efetivo do Conselho Português de Ressuscitação.
[2018-10-23]