“Prevenção de comportamentos suicidários: contributos da Investigação”, assim se intitula uma das mais recentes publicações editadas, em 2018, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).
Ao todo são 21 os autores que colaboram nesta obra, entre eles os docentes e investigadores da ESEnfC, Cândida Loureiro, José Carlos Santos Helena Quaresma.
Com prefácios de Daniel Sampaio e Carlos Braz Saraiva, o livro é organizado em quatro secções: Prevenção de comportamentos suicidários na comunidade, Em estudantes do ensino superior, Em populações mais vulneráveis e Instrumentos de avaliação.
De acordo com os organizadores desta obra, «ainda é necessário forçar a colocação da investigação em suicidologia na agenda, quando falamos de prioridades nacionais e planos de financiamento».
«Têm sido registados avanços importantes, particularmente na área das neurociências, mas a procura continua incompleta na busca de respostas a duas questões básicas: como se desenvolve o processo suicida e o que podemos fazer para a sua prevenção», lê-se na introdução do livro.
Os autores consideram que, «apesar do aumento de obras nesta área, onde merecem destaque as edições da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, não há publicações dedicadas que enfatizem a investigação como procura de respostas e a partilhem no sentido da translação da ciência, visando uma prática baseada na evidência». Pelo que, referem, «este manual poderá ser o primeiro exercício».
Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas comete suicídio em todo o mundo, estimando-se que em 2020 o número atinja 1,5 milhões, calcula a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). Diariamente, falamos de cerca de 3000 pessoas, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos.
Por outro lado, por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais realizam tentativas de suicídio.
A taxa de suicídio em Portugal em 2014, alinhada com a média da União Europeia, era de 11 pessoas por cada 100 mil habitantes.
No dia 10 de setembro assinalou-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio que, em Portugal, foi evocado através de uma reunião científica e de divulgação, integrada nas iniciativas da International Association for Suicide Prevention (IASP), sob o lema “Trabalhar em conjunto para prevenir o suicídio”, que teve lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
[2018-09-14]