Capacitar organizações de pais e famílias para a prevenção do risco de dependências entre os jovens é o objetivo de um projeto em que colaboram a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o IREFREA Portugal - Instituto Europeu de Investigação de Fatores de Risco de Crianças e Adolescentes.
Irma Brito, Fernando Mendes e Ana Perdigão: os rostos do projeto
O projeto, em desenvolvimento até final de 2019, intitula-se Empowering parents organizations to prevent substance use (EPOPS) e visa minimizar o impacto de ações desaconselháveis, impedindo ou atrasando a idade de início do consumo de substâncias nocivas, como o álcool, e os comportamentos de risco associados.
ESEnfC e IREFREA Portugal estão a apoiar pais no desenvolvimento de um conjunto de habilidades que lhes permitirão, por exemplo, estabelecer algum tipo de controlo do comportamento do adolescente, fixar normas e limites, ou aplicar disciplina através da negociação.
De acordo com os responsáveis pela implementação do projeto no espaço nacional – o mesmo está a ser realizado na Alemanha –, as professoras Ana Perdigão e Irma Brito (ESEnfC) e o psicólogo Fernando Mendes (IREFREA Portugal), «tem sido demonstrado que a ignorância sobre as atividades dos filhos, falta de supervisão, dificuldade para estabelecer normas de comportamento, ausência de regras claras sobre o funcionamento familiar, inabilidade de recompensar ou castigar adequadamente, ausência ou imposição extrema ou irracional da disciplina, envolvem risco aumentado de comportamento desviante».
Prevê-se a formação de cerca de 60 pais – com o envolvimento de 30 associações de pais e famílias, pais e mães de filhos menores e outros educadores – e de uma dezena de agentes-chave (profissionais ligados à prevenção de comportamentos de risco).
O projeto, cofinanciado por fundos europeus, consiste na adaptação e avaliação-piloto do programa espanhol Ferya (Familias en red y activas) em Portugal e na Alemanha.
Além da ESEnfC e do IREFREA Portugal, colaboram no projeto o Instituto Europeo de Estudios en Prevención (Espanha) – entidade coordenadora – a Federació d'Associacions de Pares i Mares d'Alumnes de Mallorca (Espanha) e o Leibniz-Insitut für Präventionsforschung und Epidemiologie (Alemanha).
Os pais, capacitados como agentes proativos, atuarão, depois, como disseminadores que ampliarão a prevenção a três níveis: familiar, comunitário (envolvendo outros pais, promovendo programas baseados em evidências na escola para estudantes e famílias) e sociopolítico (introduzindo mudanças ambientais voltadas para a prevenção do álcool e drogas.)
[2018-03-29]