Notícias
Professor José Carlos Santos coeditor de livro sobre a Enfermagem de Saúde Mental na Europa no século XXI

 

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Pereira dos Santos, é coeditor de uma obra sobre a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na Europa no século XXI, que, ao longo de 600 páginas e 41 capítulos, reúne artigos de cerca de 70 autores de mais de 20 países.

 

José Carlos Santos e John R. Cutcliffe

 

Publicado, este mês, pela Springer International Publishing Switzerland, o livro “European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century - A Person-Centred Evidence-Based Approach” conta com a coorganização do especialista John R. Cutcliffe.

Trata-se do primeiro livro da série “Principles of Specialty Nursing”, promovida e lançada pela ESNO - European Specialist Nurses Organisations e que publica textos de duas outras docentes da ESEnfC: Helena Quaresma e Cândida Loureiro.

Esta obra pretende fazer o ponto da situação sobre a investigação e a prática de Enfermagem de Saúde Mental nos mais diversos temas, centrados no cidadão.

Originalmente pensado para a realidade europeia, o livro acaba por trazer também contributos dos Estados Unidos da América (EUA), da Austrália e da Nova Zelândia, do Canadá e Brasil.

Doutorado em Saúde Mental, José Carlos Santos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2011-2013) e relator do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2020).

Enfermeiro e psicoterapeuta, John R. Cutcliffe foi reconhecido pelo governo federal do Canadá e citado como um dos 20 maiores “líderes de investigação do futuro”, em virtude da pesquisa que desenvolveu, centrada na esperança e na suicidologia.

 

[2018-02-06]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • APR
    01
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • FEB
    05
    Presencial: Polo A
    Encontro Internacional de Peritos: Intervenções não farmacológicas na Promoção da Saúde Mental
  • FEB
    03
    Presencial: Polo B
    Seminário: Enfermagem de Reabilitação