Faleceu, hoje, a enfermeira Delmina dos Anjos Moreira, que, durante quase três décadas, concretamente entre 1974 e 2002 (quando se aposentou, tinha então 70 anos de idade), liderou a Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, uma das instituições predecessoras da atual Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Natural do concelho de Macedo de Cavaleiros, onde nasceu em 1932, Delmina dos Anjos Moreira iniciou a atividade de enfermeira em 1955, além da de assistente de curso na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (também de Coimbra), onde se formou exatamente nesse ano.
A enfermeira Delmina Moreira foi enfermeira-geral dos Hospitais da Universidade de Coimbra, entre 1959 e 1969, ano em que passou a ser vogal na comissão instaladora da Escola de Enfermagem da Guarda, além de Monitora-Chefe na instituição.
Ali esteve até 1971, ano em que integrou (até 1974) a comissão instaladora da Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto.
Quatro distinções públicas
De 1973 a 1975, Delmina Moreira foi vogal da comissão instaladora da Escola de Enfermagem do Dr. Lopes Dias, em Castelo Branco, na sua passagem de Escola de Enfermagem Particular a Escola de Enfermagem oficial.
Em 1996, Delmina Moreira foi agraciada com a Medalha de Prata de Serviços Distintos pelo Ministério da Saúde. Anos mais tarde, foi também distinguida com um louvor público da Câmara Municipal de Coimbra, com um reconhecimento de mérito pela Ordem dos Enfermeiros (ambos em 2002) e com a Comenda da Instrução Pública, ordem honorífica concedida pelo Presidente da República (2003).
No período de 1999-2003, foi presidente da Mesa da Assembleia Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.
Numa nota informativa assinada pela Presidente da ESEnfC, pode ler-se que «é com profundo pesar que a Escola Superior de Enfermagem e Coimbra cumpre o dever de comunicar o falecimento da Senhora Comendadora Delmina dos Anjos Moreira».
O funeral da enfermeira Delmina dos Anjos Moreira realiza-se amanhã (sábado, dia 27 de janeiro de 2018), pelas 11h30, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Coimbra, para Castro Roupal, sua terra natal, em Macedo de Cavaleiros.
[2018-01-26]