O projeto “Estimulação Cognitiva: Prevenção da Fragilidade em Idosos”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi distinguido com uma menção honrosa no concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, instituído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em colaboração com os membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra.
A menção honrosa foi anunciada durante o 5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Ageing@Coimbra e que decorreu no dia 28 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
O projeto da ESEnfC está a ser realizado na região centro e no Alentejo, abrangendo, até ao momento, 2000 pessoas com 65 ou mais anos de idade (institucionalizadas em estruturas residenciais para idosos, utentes de centros de dia ou inseridas em projetos de extensão à comunidade ligados a juntas de freguesia), com diagnóstico de perturbação neurocognitiva leve e moderada.
A esta população-alvo é proporcionado um conjunto de atividades aprazíveis que abarcam domínios cognitivos como atenção, linguagem, raciocínio, memória, processamento visuoespacial e funções executivas, sendo o seu objetivo a prevenção de declínio cognitivo, isolamento, solidão e sintomas depressivos, bem como a promoção da pró-atividade, a interação social e autonomia.
A equipa do projeto “Estimulação Cognitiva: Prevenção da Fragilidade em Idosos” é formada por Adriana Raquel Neves Coelho (enfermeira), Elzbieta Bobrowicz-Campos (neuropsicóloga), Daniela Cardoso (enfermeira), Maria de Lurdes Almeida, Susana Duarte, Paula Cordeiro, Alberto Barata, João Apóstolo, Isabel Gil e Vitor Parola (professores).
São membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra a Universidade de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Instituto Pedro Nunes, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra.
[2017-11-30]