“Enfermagem ibero-americana no séc. XIX (1801-1900)” é o tema do III Simpósio Internacional da ANHE (Associação Nacional de História de Enfermagem) e I Simpósio de História de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), reuniões científicas agendadas para os próximos dias 9 e 10 de novembro, no âmbito de uma parceria entre a ESEnfC e a ANHE.
A sessão de abertura, no Auditório António Arnaut (instalações da ESEnfC em S. Martinho do Bispo), é às 9h00 de quinta-feira, com as intervenções de Óscar Ferreira (presidente da ANHE), Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC), Filomena Gaspar (Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa), Manuel Rodrigues (coordenador científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC) e Viriato Moreira (coordenador da comissão organizadora dos simpósios).
Segue-se, meia hora depois, a conferência "Questões metodológicas na investigação da história da saúde do séc. XIX", por João Rui Pita e Ana Leonor Pereira, investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 e docentes, respetivamente, da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Neste duplo evento, serão debatidas questões como as "Fontes para a história de Enfermagem no séc. XIX", “A arte de Enfermagem no séc. XIX”, "A Importância das instituições na construção da identidade dos enfermeiros" e "A Enfermagem nos conflitos bélicos.
Quinta e sexta-feira, serão, ainda, apresentadas 35 comunicações livres.
Mais informações sobre o programa e oradores destes simpósios podem ser obtidas em www.esenfc.pt/event/simposiohistoria.
[2017-10-12]