A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolhe, no próximo dia 10 de novembro, o 1º Encontro Nacional de Acessos Vasculares, que terá lugar nas instalações da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.
A iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APoAVa), que está sediada na ESEnfC, consiste numa reunião de médicos e enfermeiros de diferentes unidades hospitalares do país interessados pela temática, ou ligados profissionalmente à inserção e manutenção dos cateteres venosos centrais ou periféricos.
Refira-se que os enfermeiros convidados para o encontro pertencem ao Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, da Administração Regional de Saúde do Centro.
Criada há cerca de um ano, a APoAVa visa o desenvolvimento de atividades relacionadas com os acessos vasculares, como sejam consultoria técnico-científica, ações de educação e formação, organizações de feiras e congressos, edições e publicações científicas de livros, revistas, vídeos e outros formatos.
É uma associação que pretende integrar profissionais de áreas científicas multidisciplinares (como a Enfermagem, a Medicina, a Microbiologia e as Análises Clínicas), que contribuam para produzir e divulgar conhecimento, otimizando práticas profissionais para a qualidade de cuidados relacionados com os acessos vasculares.
Anabela Salgueiro, João Graveto, Pedro Parreira e Verónica Coutinho são docentes da ESEnfC que integram a APoAVa.
Mais informações sobre o 1º Encontro Nacional de Acessos Vasculares podem ser pedidas para os endereços de correio eletrónico info@apoava.pt, ou associados@apoava.pt.
[2017-10-31]