A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu, no dia 16 de outubro, o prémio de Boas Práticas Erasmus + 2017, como reconhecimento da qualidade imprimida na execução de projetos de mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente, ao abrigo do programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, que se prolonga até 2020.
O galardão foi entregue numa cerimónia em Coimbra, no Centro de Eventos Bissaya Barreto, no âmbito de uma iniciativa organizada pela Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação (ANE+EF) e pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.
Receberam o prémio, a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e o coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC, Fernando Amaral. Para o entregar deslocaram-se a Coimbra a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e a diretora da ANE+EF, Joana Mira Godinho.
Na base desta distinção está a avaliação feita pela ANE+EF aos projetos de mobilidade desenvolvidos pela ESEnfC entre junho de 2015 e setembro de 2016, período em que 89 estudantes, 35 docentes e 5 não docentes da Escola tiveram experiências de aprendizagem e de trabalho noutras instituições europeias.
A ANE+EF nota que «o projeto [da ESEnfC] apresenta uma excelente execução a nível do financiamento e das mobilidades promovidas» – 118 executadas com financiamento comunitário e 11 a expensas da instituição –, o que resulta numa «gestão bastante positiva».
O relatório final do projeto da ESEnfC foi aprovado com uma classificação de 90 (em 100 pontos), assinalando a ANE+EF que o programa «está claramente ao serviço da estratégia de modernização e internacionalização da instituição de ensino superior, a qual regista uma progressão quantitativa e qualitativa assinaláveis, investindo diversificados recursos humanos e financeiros (cofinanciamento correspondente a 5% da subvenção concedida), bem como uma atuação consequente e profícua no acompanhamento das atividades».
[2017-10-16]