Os parceiros do projeto “MIND&GAIT: Promoção da autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), reuniram-se, pela primeira vez (dia 4 de setembro), na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), para discutirem a calendarização e as especificidades do respetivo plano de atividades para o qual receberam cofinanciamento comunitário.
O projeto “MIND&GAIT”, que envolve seis parceiros nacionais – além da ESEnfC, também os institutos politécnicos de Coimbra, Leiria e Santarém, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça –, visa o desenvolvimento de uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva (por computador e através de terapia animal assistida) e por um programa de atividade física. Prevê também a construção de um mecanismo autobloqueador para andarilhos, para permitir a atividade em segurança.
A equipa, liderada pelo professor João Apóstolo (ESEnfC), integra especialistas das áreas de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Ciência do Exercício, Engenharia Mecânica, Engenharia Informática e Design.
Esta equipa irá desenvolver serviços e produtos de valor acrescentado na área da saúde, com recurso às tecnologias da informação e comunicação e a aplicações móveis.
O projeto “MIND&GAIT” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de copromoção, com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 126.343 euros para um investimento elegível de 148.639 euros.
Na reunião estiveram, também, a vice-presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, e o coordenador científico da UICISA: E, Manuel Alves Rodrigues, que manifestaram total apoio a esta iniciativa.
[2017-09-07]