A professora Verónica Rita Dias Coutinho prestou provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, tendo sido aprovada por unanimidade com distinção, ao defender, dia 11 de julho, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), a tese “Impacto do debriefing associado a práticas simuladas no desenvolvimento de competências em estudantes de Enfermagem”.
No âmbito de um dos estudos realizados, verificou-se que os estudantes consideram como mais formativo o debriefing estruturado após a prática simulada, do que o feedback (retorno) tradicional.
O debriefing é uma discussão metódica, estruturada e dirigida por uma pessoa experiente, que consiste numa revisão autocrítica da intervenção dos estudantes durante a experiência clínica simulada, tendo como fio condutor os objetivos formulados e as competências a desenvolver.
Na opinião dos estudantes que participaram naquele estudo – 85 alunos foram divididos, aleatoriamente, em grupo experimental e grupo de controlo –, o debriefing permite «melhores resultados de aprendizagem em vários domínios, como o trabalho em equipa, o estabelecer de prioridades, o desenvolver competências e o desenvolver um pensamento estruturado», sublinha a professora da ESEnfC.
«O debriefing estruturado permite, ainda, aumentar a autoconfiança, desenvolver competências de liderança, aumentar o potencial de trabalho em equipa e promover a autoconsciência», acrescenta Verónica Coutinho.
A professora e investigadora da ESEnfC, da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, é membro do Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação.
“Viver com Coração”, “Antes que te Queimes”, “PEER - Peer-Education Engagement and Evaluation Research” e “Peregrino” são alguns projetos de extensão à comunidade em que a professora Verónica Coutinho está envolvida.
[2017-07-20]