Notícias
Professora Verónica Coutinho conclui doutoramento

 

A professora Verónica Rita Dias Coutinho prestou provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, tendo sido aprovada por unanimidade com distinção, ao defender, dia 11 de julho, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), a tese “Impacto do debriefing associado a práticas simuladas no desenvolvimento de competências em estudantes de Enfermagem”.

 

 

No âmbito de um dos estudos realizados, verificou-se que os estudantes consideram como mais formativo o debriefing estruturado após a prática simulada, do que o feedback (retorno) tradicional.

O debriefing é uma discussão metódica, estruturada e dirigida por uma pessoa experiente, que consiste numa revisão autocrítica da intervenção dos estudantes durante a experiência clínica simulada, tendo como fio condutor os objetivos formulados e as competências a desenvolver.

Na opinião dos estudantes que participaram naquele estudo – 85 alunos foram divididos, aleatoriamente, em grupo experimental e grupo de controlo –, o debriefing permite «melhores resultados de aprendizagem em vários domínios, como o trabalho em equipa, o estabelecer de prioridades, o desenvolver competências e o desenvolver um pensamento estruturado», sublinha a professora da ESEnfC.

«O debriefing estruturado permite, ainda, aumentar a autoconfiança, desenvolver competências de liderança, aumentar o potencial de trabalho em equipa e promover a autoconsciência», acrescenta Verónica Coutinho.

A professora e investigadora da ESEnfC, da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, é membro do Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação.

“Viver com Coração”, “Antes que te Queimes”, “PEER - Peer-Education Engagement and Evaluation Research” e “Peregrino” são alguns projetos de extensão à comunidade em que a professora Verónica Coutinho está envolvida.

 

[2017-07-20]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente