Um projeto de dispositivo que visa melhorar a segurança dos profissionais de saúde e reduzir o risco de infeção associada à punção endovenosa venceu a fase regional do 14º Concurso Poliempreende, realizada, no dia 29 de junho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
“SPV - Safe Puncture Valve” é o nome deste projeto que, em setembro, vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos e escolas politécnicas não integradas do país, que se vão defrontar na final do Poliempreende (etapa nacional), a decorrer em Bragança.
Inês Mendes, Diana Carvalho, Mónica Oliveira, Joana Costa, Tânia Neto, Daniel Ventura (finalistas de Enfermagem) e Pedro Parreira (professor da ESEnfC), na foto da esquerda, são os promotores do projeto vencedor.
Na segunda e terceira posição, nesta fase regional na ESEnfC, ficaram, respetivamente, os projetos “Finger Safe” e “Easy-Med”.
Mais cinco projetos de ideias de negócio, num total de oito, participaram nesta etapa do concurso Poliempreende que envolveu cerca de quatro dezenas de estudantes e docentes da ESEnfC.
O júri do concurso foi constituído por Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC), Luís Figueiredo (Pharmilab), Luís Andrade (Instituto Pedro Nunes), Patrícia Marques (JP Cruz), Maria Clara Lopes (UCC Norton de Matos) e Nuno Barbosa (Vygon - Portugal).
Em 2017, os prémios atribuídos no âmbito da fase regional do 14º Poliempreende na ESEnfC foram patrocinados pelo PIN – Poli Entreprenuership Innovation Network, COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), bem como pela empresa Vygon.
O Poliempreende é um concurso que engloba a comunidade escolar das instituições de ensino superior politécnico portuguesas e que tem por objetivos fomentar a promoção do espírito empreendedor e o desenvolvimento de competências que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional.
[2017-07-10]