A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolheu, no dia 13 de junho, o seminário “Saúde e Bem-Estar”, para apresentação dos compromissos que o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) se propõe assumir, no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), tendo em vista a redução dos efeitos nocivos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas.
Enquanto membro do FNAS, o CCISP compromete-se a desenvolver, nas instituições de ensino superior politécnico, a inclusão de atividades de promoção de comportamentos saudáveis, incluindo a prevenção de problemas associados ao consumo nocivo de álcool.
O FNAS é uma plataforma que integra algumas dezenas de entidades que aderiram a uma carta de compromisso que enumera um conjunto de objetivos baseado nas metas do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.
Entre outras, são metas deste plano, a atingir até 2020: a redução em 30% da facilidade percebida de acesso aos mercados para os menores de 16 anos no que respeita à cerveja e ao vinho e, abaixo dos 18 anos, para as bebidas destiladas; a diminuição em 50% dos estados de embriaguez em jovens abaixo dos 16 anos de idade (passando o respetivo valor para 4%); ou a redução da mortalidade em acidentes de viação relacionados com consumos de álcool.
É representante do CCISP no FNAS a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, que é também membro do Conselho Nacional de Saúde, em representação do mesmo organismo.
[2017-06-14]