Notícias
Secretária de Estado da Administração Hospitalar da Guiné-Bissau de visita à ESEnfC

 

A secretária de Estado da Administração Hospitalar do Governo da Guiné-Bissau, Maria Inácia Có, está de visita à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com quem vai firmar um memorando de entendimento, a assinar entre a instituição portuguesa e a Escola Nacional de Saúde daquele país africano de língua oficial portuguesa.

A missão em Coimbra, que termina na sexta-feira e que compreende contactos com outros atores do setor da Saúde na cidade, assumindo a ESEnfC o papel de anfitriã neste percurso – a governante já visitou o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a farmacêutica Bluepharma –, visa «conhecer a realidade portuguesa no setor da Saúde, não só ao nível da formação, mas também os aspetos técnicos e científicos» que lhe estão ligados, afirmou Maria Inácia Có.

 

 

Ao constatar que em Coimbra «há muitas potencialidades» a aproveitar, a governante, pela primeira vez de visita a Portugal na qualidade de secretária de Estado da Administração Hospitalar, mostrou-se empenhada no estabelecimento de uma «parceria ativa», com o intuito de poder reduzir «a mortalidade neonatal» e «a mortalidade infantil», problemas com que continuam a lidar no território guineense.

E Maria Inácia Có disse que a Guiné também pode oferecer algo a Portugal: estágios para os profissionais de saúde recém-diplomados.

«Fala-se que a Guiné-Bissau é um país economicamente fraco, mas, ao nível de contrapartidas, nós temos uma potencialidade que Portugal não tem: temos muitas mulheres grávidas na Guiné e não temos técnicos suficientes para poder dar assistência a essas mulheres. E nós temos muitas crianças a precisar de assistência médica e medicamentosa», afirmou a secretária de Estado da Administração Hospitalar. Que disse ainda: «Nesta primeira fase, podemos estabelecer uma parceira com as instituições de Coimbra, para poderem enviar o pessoal a sair de formação, juntamente com alguns médicos e enfermeiros especialistas, para fazerem o estágio de prática na Guiné-Bissau e, assim, melhorarem a sua vida profissional».

A governante guineense, que em outubro de 2016 havia recebido a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, no seu país, retribui assim a visita, no âmbito da qual está, também, a poder reunir-se com responsáveis do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, do Conselho de Administração do CHUC, da Administração Regional de Saúde do Centro, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e da IDEALMED.

Acompanham a secretária de Estado da Administração Hospitalar da Guiné Bissau, os assessores para as áreas jurídica e hospitalar, respetivamente Quiletche na Isna e Lito Nunes Fernandes, bem como Leticia da Fonseca (parteira e professora), Adelino de Pina (Instituto Nacional de Saúde da Guiné-Bissau), Alberto Luis Quematcha (diretor-geral do Hospital Pediátrico São José em Bôr) e Dionísio Cumbá (diretor do Serviço da Cirurgia do Hospital Pediátrico São José em Bôr).

 

[2017-06-13]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    16
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende