Algumas são repetentes. Para outras é a primeira vez que se deslocam à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), para participarem no Seminário de Enfermagem Transcultural - “Cultural awareness in nursing” que começou quarta-feira e que hoje (21 de abril) termina no Polo A da instituição, com o painel “Migration, walls and bridges: Nursing in a global world” (Migração, muros e pontes: a Enfermagem num mundo global) – entre as 9h00 e as 12h00.
Professoras europeias (Alemanha, Estónia e Noruega) e do Brasil vieram partilhar com os estudantes do quarto ano da licenciatura em Enfermagem testemunhos sobre a realidade dos sistemas de saúde dos países de onde provêm, bem como questões relacionadas com a cultura e a forma de vida das respetivas sociedades.
Os finalistas estão a discutir alguns dos fatores culturais que interferem na saúde e nos cuidados de saúde e de Enfermagem.
Este seminário deverá permitir ao estudante comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem nesses países, no sentido de aumentar as suas competências para prestar cuidados culturalmente congruentes e culturalmente específicos, além de melhorar o potencial dos futuros profissionais para o exercício da Enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais.
Foram convidadas internacionais para este seminário as professoras Liv Utne, Liv Berit (Bergen University College, Noruega), Marge Mahla, Anne Vahtramäe (Tartu Health Care College, Estónia), Hilde Curinckx, Ellen Westhof (UC Leuven Limburg, Bélgica), Rainhild Schäfers, Melanie Schellhoff (Hochschule für Gesundheit, Alemanha), Maciane Reis e Ingrid Lopes (Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
[2017-04-21]