“Infeção e mãos limpas” e “Onde está o sal?” foram os temas das duas últimas sessões do "Exploratório-Consultório", iniciativa em que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a participar, pelo segundo ano consecutivo, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.
No dia 30 de março, crianças do Centro Escolar de Solum Sul, em Coimbra, puderam viajar ao mundo dos germes e compreender, com a ajuda das professoras Anabela Salgueiro e Helena Felizardo, a importância da higiene das mãos para o controlo de infeções (foto em baixo).
Antes, no dia 16 março 2017, alunos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, estiveram no Exploratório-Consultório a descobrir que até as bolachas doces têm sal, aditivo alimentar cujo consumo excessivo está associado à ocorrência de vários problemas de saúde, avisou o professor Carlos Alberto Silva.
Para esta iniciativa do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, que reúne profissionais de saúde, para consultar, esclarecer e sensibilizar sobre várias temáticas relacionadas com a saúde, a ESEnfC agendou, até dezembro, vários outras sessões.
Mais oito sessões até dezembro
Em maio (previsivelmente no dia 11), será a vez de “Antecipar a experiência de ser idoso”, uma atividade da responsabilidade da professora Paula Cordeiro.
Seguir-se-ão as sessões “Promoção da mobilidade na prevenção de declínio funcional e descondicionamento de idosos e adultos dependentes” (8 de junho) – são responsáveis os professores António Morais e Arménio Cruz – e “Cuidados à pessoa com ferida e viabilidade tecidular” (13 de julho), esta organizada pelo professor Luís Paiva.
“As relações adolescentes e as suas tonalidades” é o tema da ação organizada para setembro (dia 14), que será conduzida pelos professores José Manuel Pinto e Paula Camarneiro.
Para o último trimestre do ano começam por estar reservadas as sessões “(O)Usar & Ser Laço Branco: um não à violência entre os pares” e “Terna Aventura” (ambas para o dia 12 de outubro).
Novembro (dia 9) será dedicado à “Prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (HIV/SIDA)”, com uma atividade orientada pela professora Isabel Simões.
Por fim, com uma “Sensibilização e avaliação de estilos de vida saudável” (dia 14 de dezembro), os professores Armando Silva e Maria Alegria Simões fecham a participação da ESEnfC, em 2017, no "Exploratório-Consultório".
Através deste projeto do Exploratório, a ESEnfC colabora na promoção da saúde e prevenção da doença junto da comunidade local, nas diferentes faixas etárias, através de ações solidárias e de inclusão, com destaque para projetos de cooperação com escolas do ensino básico, secundário e universitário.
Participam as unidades científico-pedagógicas de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, de Enfermagem do Idoso, de Enfermagem de Reabilitação, de Enfermagem Médico-Cirúrgica, de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, de Enfermagem de Saúde Mental e de Enfermagem de Fundamentos.
Em 2017 também já foram realizadas as sessões “Suporte Básico de Vida” (19 de janeiro) e “Viver com Coração” (7 de março), organizadas, respetivamente, pelos professores Rui Baptista e Paulo Alexandre Ferreira, que coordena o projeto.
Todas as sessões são gratuitas, mediante inscrições (obrigatórias) para visitas@exploratorio.pt, ou para o telefone 239 703 897.
[2017-04-08]