O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Rui Gonçalves, foi eleito, por unanimidade, representante da Ordem dos Enfermeiros (OE) no comité diretor do Fórum Europeu das Associações Nacionais de Enfermagem e Obstetrícia (European Forum of National Nursing and Midwifery Associations - EFNNMA), organismo criado em 1996.
A eleição do docente da ESEnfC, atualmente no exercício das funções de vice-presidente do Conselho de Enfermagem da OE, realizou-se no âmbito da 20.ª reunião daquele fórum, realizada a 2 e 3 de março, em Berlim.
Para Rui Gonçalves (na foto), «é uma honra poder representar a Enfermagem portuguesa numa instituição com o prestígio do EFNNMA, que trabalha estrategicamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para influenciar as políticas de saúde na Europa».
O professor da ESEnfC (Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica) considera, ainda, que é «um privilégio poder contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e das condições de trabalho dos enfermeiros» do continente europeu.
O EFNNMA serve de elo entre os responsáveis políticos e os 6 milhões de enfermeiros e parteiras da Região Europeia da OMS, que constituem o maior grupo de trabalhadores de saúde de quase todos os países.
[2017-03-24]