Cerca de 20% dos adolescentes inquiridos, no ano letivo de 2015-2016, no âmbito do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar + Contigo, apresentaram sintomatologia depressiva, sendo que em 12% dos casos ela era grave ou moderada.
Os dados foram apresentados no dia 28 de setembro, durante o 5º Encontro + Contigo realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
À TVI (ver reportagem), José Carlos Santos, responsável do projeto pela ESEnfC – também a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro é uma das entidades coordenadoras –, falou de causas associadas a este problema, como o tipo de vivências na escola, a menor solidariedade entre pares, ou o maior isolamento.
Como fatores de risco para a depressão, são apontados, por exemplo, a ausência de corretos hábitos de higiene do sono, o sedentarismo e a utilização excessiva das redes sociais.
Para o professor José Carlos Santos, é «fundamental o papel de uma família atenta», que mostre «disponibilidade e proximidade com o adolescente». Desta forma, a saúde será «mais promotora de saúde mental».
Ainda de acordo com o inquérito feito a um total de 4.883 jovens do 3º ciclo do ensino básico e do 10º ano (de 69 escolas ou colégios), dos 367 adolescentes que apresentaram maior risco de adotarem um comportamento suicidário, 65,8% eram raparigas.
Estigma, autoconceito e capacidade de resolução de problemas
Iniciado em Coimbra, pela ESEnfC e pela ARS do Centro, e nos últimos anos em alargamento ao território nacional, o + Contigo tem por população-alvo alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência e tendo vem vista a prevenção do suicídio neste grupo etário.
No último ano letivo, o + Contigo esteve presente, com ações de formação, em todas as administrações regionais de Saúde do continente, bem como nos Açores (ilha do Pico).
O projeto foi enquadrado no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Além da ESEnfC, da sua Unidade de Investigação (UICISA: E), da ARS Centro e da DGS, são parceiros + Contigo a DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o Hospital Distrital da Figueira da Foz, o Hospital Beatriz Ângelo, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Universidade do Algarve e os municípios de Alvaiázere, Lourinhã, Mangualde, Mealhada e Oliveira do Bairro.