Professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participaram, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na segunda reunião internacional do projeto europeu SimuCarePro, que visa o desenvolvimento de instrumentos de formação na área da simulação em saúde, com o objetivo de otimizar as competências dos profissionais de Enfermagem e, por conseguinte, a qualidade dos cuidados.
No encontro, que teve lugar em Paris, nas instalações do iLumens, parceiro do projeto pela Universidade Paris Descartes, estiveram presentes os professores da ESEnfC, José Carlos Martins, Isabel Fernandes e Rui Baptista.
«Nesta reunião foram aprovados alguns instrumentos de trabalho, discutidos outros e perspetivadas estratégias de desenvolvimento futuro do projeto», afirma o professor José Carlos Martins.
Rui Baptista, José Carlos Martins e Isabel Fernandes
O projeto, intitulado “La simulation en santé pour développer un partenariat entre apprenants et professionnels dans la formation médicale et paramédicale” (“Simulação em Saúde para o desenvolvimento de uma parceria entre estudantes e profissionais na formação médica e de Enfermagem”), resulta de um consórcio de seis instituições de quatro países europeus: Bélgica (entidade proponente), França, Portugal e Roménia.
Integram o SimuCarePro, a Haute École Libre Mossane (Bélgica), a INFOREF - Initiatives pour une Formation Efficace (Bélgica), o Institute Superieur de Soins Infirmiers Galille (Bélgica), o iLumens – Universidade Paris Descartes (França), a Universidade de Medicina e Farmácia Juliu Hatieganu de Cluj‐Napoca (Roménia) e a ESEnfC (Portugal).
O projeto SimuCarePro é financiado no âmbito do programa Erasmus + (Ação-chave 2), suportado pela Comissão Europeia, e desenvolve-se ao longo dos três anos (2015-2018).