A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participou, de 27 a 29 de julho, na 11ª Conferência Internacional da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, que se realizou em Glasgow, sob o tema “Strategic Conversations: The contribution of Nursing & Midwifery towards Global Health 2030” (Conversas estratégicas: os contributos da Enfermagem e da Obstetrícia para a Saúde Global em 2030).
No cerne do debate estiveram as contribuições que enfermeiros e parteiras poderão dar para os cuidados de saúde sustentáveis e para o desenvolvimento da força do trabalho em saúde.
Calcula-se que mais 18 milhões de profissionais de saúde serão necessários, principalmente em locais de poucos recursos, para se atingir uma cobertura capaz de assegurar uma vida saudável para todos em 2030.
A inovação nas práticas de enfermagem e obstetrícia visando a saúde para todos, a importância da investigação e da prática baseada na evidência para os cuidados de saúde, as abordagens internacionais no domínio da formação profissional e os desenvolvimentos da Obstetrícia foram outros assuntos explorados nesta conferência, pelos delegados de 34 centros colaboradores da OMS de 28 países de todo o mundo.
A representar o centro colaborador da ESEnfC estiveram os professores Ananda Fernandes (diretora), Irma Brito e José Carlos Martins (comissão executiva), assim como as docentes Ana Poço, Rosa Moreira e Teresa Silva (pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica).
Em julho de 2014, a ESEnfC foi designada pela OMS Centro Colaborador para a Prática e Investigação em Enfermagem, por um período de quatro anos, tendo por áreas de especialização as Práticas Simuladas, a Literacia em Saúde e a Educação em Enfermagem.
Na foto da esquerda vemos representantes dos centros colaboradores de Coimbra, Glasgow, Helsínquia, Cardiff, Salzburgo e Kaunas (Lituânia), juntamente com Galina Perfilieva, gestora de programa de Recursos Humanos da Saúde do Gabinete Regional da Europa da OMS. À direita, em baixo, os professores da ESEnfC deslocados à Escócia.
[2016-08-05]