Enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, assim como estudantes da pós-licenciatura de especialização que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) ministra nesta área, frequentaram, nos dias 18 e 19 de julho, um ciclo de workshops sobre “Atualização em contraceção de longa duração e rastreio citológico”.
Aprofundar conhecimentos sobre contraceção de longa duração, treinar a colocação dos contracetivos implante e DIU (dispositivo intrauterino) e atualizar conhecimentos sobre o cancro do colo uterino e respetivo rastreio foram objetivos deste ciclo de workshops.
Os workshops, orientados pelas enfermeiras Ana Lúcia Torgal (ACES Lisboa) e Ana Santos (ACES Almada-Seixal) permitiram, também, treinar a técnica de realização de citologia ao colo uterino e conhecer projetos inovadores desenvolvidos por enfermeiros de saúde materna e obstétrica no sentido do incentivo às boas práticas.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, o enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) deve desenvolver competências que lhe permitam executar com autonomia intervenções complexas às mulheres na área do planeamento familiar durante o seu ciclo reprodutivo e pós-reprodutivo.
«Estes períodos exigem intervenções de Enfermagem que passam pelo aconselhamento, adesão e gestão da contraceção, assim como intervenções de rastreio que permitam a proteção da saúde da mulher e a prevenção da doença», explica a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica (UCP/ESMOG) da ESEnfC, responsável pela organização do ciclo de workshops.
A dinamização destes workshops vem «dar alguns contributos para o empowerment dos profissionais envolvidos na promoção de mudanças de práticas e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no atual contexto do espaço nacional e europeu», lê-se na fundamentação das oficinas formativas.
[2016-07-20]