Já está constituída e foi apresentada oficialmente, em Lisboa, a Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APOAVA), que ficará sediada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Presidida pela professora da ESEnfC Anabela de Sousa Salgueiro Oliveira, a APOAVA deu-se a conhecer durante o 4º Congresso Mundial de Acessos Vasculares (WoCoVA 2016), que decorreu, de 22 a 24 de junho, em Lisboa.
A APOAVA tem como fim o desenvolvimento de um conjunto de atividades relacionadas com os acessos vasculares, como sejam consultoria técnico-científica, ações de educação e formação, organizações de feiras e congressos, edições e publicações científicas de livros, revistas, vídeos e outros formatos.
Esta é uma associação que pretende integrar profissionais de áreas científicas multidisciplinares (como a Enfermagem, a Medicina, a Microbiologia e as Análises Clínicas), que contribuam para produzir e divulgar conhecimento, otimizando práticas profissionais para a qualidade de cuidados relacionados com os acessos vasculares.
Além de Anabela Salgueiro (na foto), também os professores da ESEnfC João Graveto, Pedro Parreira e Verónica Coutinho integram a APOAVA.
[2016-06-24]