A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai poder alargar o âmbito da cooperação com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Macau (IP Macau), com a possibilidade de parcerias em projetos de investigação.
Este assunto foi tema de conversação durante a recente visita da ESEnfC – representada pela vice-presidente da instituição, Aida Cruz Mendes, e pela presidente do Conselho Pedagógico, Maria do Céu Carrageta – ao IP Macau, a propósito de uma deslocação do Conselho Coordenador do Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) àquele território asiático, que visou reforçar os laços de cooperação com as instituições de ensino locais.
As representantes da ESEnfC participaram numa reunião de trabalho na Escola Superior de Saúde do IP Macau, presidida pela diretora do estabelecimento, Karry Liu Ming, com o objetivo de intensificar o intercâmbio já existente entre as duas instituições, ao nível da mobilidade de estudantes, e de promover a mobilidade de docentes, bem como parcerias para o desenvolvimento de projetos e reforço da investigação científica.
No âmbito desta viagem, o CCISP, que foi recebido pelo cônsul de Portugal em Macau, visitou a Escola Portuguesa de Macau, participou em reuniões a convite do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau (na foto da direita, as professoras da ESEnfC com o coordenador do gabinete, Sou Chio Fai) e dialogou com responsáveis das instituições de ensino superior da província de Guangdong (China).
Desde 2012-2013 que a ESEnfC recebe alunos do curso de licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Macau, para onde envia estudantes de Coimbra.
Jovens chineses e portugueses têm, assim, podido estudar em Portugal e em Macau, com reconhecimento da formação realizada, com alimentação e alojamento suportados pela instituição de acolhimento.
[2016-06-06]