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Judo para pais de crianças hospitalizadas no Pediátrico de Coimbra

 

Foi mais uma das iniciativas realizadas no âmbito do projeto “Aprender a escutar: Voz aos Pais” que, às terças-feiras, leva momentos de distração e lazer aos pais das crianças em internamento no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP-CHUC).

Desta feita, estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), em colaboração com os serviços de Ortopedia e Oncologia do HP-CHUC, dinamizaram a iniciativa “JUDOKA-TE”, uma aula de iniciação ao judo, que foi coordenada pela treinadora da Escola de Judo de Coimbra e aluna da ESEnfC, Ana Rute Moreira. Na iniciativa, realizada no final do mês de abril, participaram mais cinco estudantes de Enfermagem, seis pais de crianças hospitalizadas e quatro crianças.  

Para Ana Rute Moreira, finalista da licenciatura em Enfermagem, «este tipo de intervenções ajuda os estudantes a desenvolverem competências ao nível da comunicação e da interação/relação com os pais das crianças internadas e com as próprias crianças».

«É importante para os estudantes poderem estar com os pais destas crianças, algumas das quais passam bastante tempo internados, num ambiente diferente do habitual, podendo aproximar-se dos pais e criando relações empáticas», afirma Ana Rute Moreira.

Data do ano letivo de 2011-2012 o começo do projeto “Aprender a escutar: voz aos pais”, iniciado por estudantes do 8º semestre da licenciatura em Enfermagem a realizarem ensino clínico na área opcional de Enfermagem de Saúde Infantil nos serviços de Oncologia e Ortopedia do Hospital Pediátrico, com o apoio dos enfermeiros desses serviços, e inspirado num projeto da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo, Brasil).

«Apesar de todos os esforços para tornar o processo de hospitalização cada vez menos ameaçador, este não deixa de causar impacto na vida da criança, do seu acompanhante e de todos os envolvidos, direta ou indiretamente no cuidado, abalando a família e alterando sua estrutura e organização. Sentimentos como medo, ansiedade e incerteza frente ao diagnóstico e prognóstico, sofrimento diante da separação e necessidade de adaptação, perda de controlo da situação e a dor provocada pela própria doença e pelos procedimentos, passam a fazer parte do dia-a-dia da família», constata a professora da ESEnfC, Ananda Maria Fernandes, uma das responsáveis pelo “Aprender a escutar: Voz aos Pais”.

Com este projeto, espera-se proporcionar aos pais de crianças hospitalizadas um espaço onde possam utilizar atividades lúdicas como meio para aliviar a tensão gerada pela hospitalização da criança e fortalecer redes de comunicação e apoio com os outros pais e acompanhantes.

Através do “Aprender a escutar: Voz aos Pais”, pretende-se, também, que os estudantes da ESEnfC desenvolvam competências pessoais (como iniciativa, criatividade, pensamento crítico, autoconhecimento, gestão de emoções), clínicas (identificação de problemas, planeamento, intervenção e avaliação) e psicossociais (empatia, escuta, comunicação pedagógica), capacitando-os a identificar as necessidades dos acompanhantes das crianças hospitalizadas e a intervir através da utilização de estratégias de lazer dirigidas aos familiares acompanhantes.

 

 

[2016-05-10]


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