Uma sessão de formação em autocuidado dada por pessoas que vivem com diabetes a outros portadores da doença, seguida de uma atividade de exercício físico no campo de jogos e da confeção de uma ementa saudável. Estas foram algumas das iniciativas com que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) se associou às comemorações do Dia Mundial da Saúde, que é assinalado a 7 de abril.
A ESEnfC, enquanto Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, desafiou um grupo de pessoas portadoras de diabetes que, desde novembro de 2015, frequentou sessões de educação para a saúde, a, desta feita, dirigir o mesmo tipo de formação a pessoas com a mesma doença.
As atividades, que se concentraram nas instalações da ESEnfC em Celas (Polos A e C), terminaram com um almoço dançante no refeitório, tendo, quem assim desejou, escolhido uma refeição hipocalórica.
Com mais esta iniciativa, a ESEnfC procurou ajudar a aumentar a literacia sobre a diabetes e a adesão ao regime terapêutico.
Em 2035, cerca de 600 milhões de pessoas poderão ser portadoras de diabetes. A alimentação saudável, complementada por um adequado exercício físico, são comportamentos importantes na luta contra a doença.
[2016-05-15]