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Professora Conceição Baía concluiu doutoramento

 

A professora Maria da Conceição Giestas Baía Saraiva prestou, recentemente, provas de doutoramento em Enfermagem, tendo sido aprovada por unanimidade ao defender, na Universidade Católica Portuguesa, a tese “Assessoria pedagógica de projetos pessoais: método para o desenvolvimento de competências dos estudantes de Enfermagem”.

A investigação de doutoramento da docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) veio demonstrar que a implementação do Método de Assessoria Pedagógica de Projetos Pessoais (MAPPP) no ensino de Enfermagem, concebido em 2001, traz benefícios no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos estudantes e no desenvolvimento de competências pedagógicas dos professores.

O trabalho desenvolvido por Conceição Baía pretendeu replicar o MAPPP – o que foi feito, durante dois semestres, no ano letivo de 2009-2010, com a ajuda de seis professores (com experiência de assessoria pedagógica) e de 16 estudantes – e criar evidência científica para validar esta «metodologia inovadora» no processo de ensino-aprendizagem, que assenta na «descentralização do papel do professor enquanto transmissor de conhecimento» e no «protagonismo dado ao estudante na procura do saber», explica a professora Conceição Baía.

 

 

Em dois estudos anteriores, igualmente inseridos nesta investigação, a docente da ESEnfC procurou compreender e analisar a perspetiva dos atores (docentes e estudantes) sobre o processo de assessoria pedagógica que, no período de 1999 a 2008, foi implementado no contexto da unidade curricular “Projeto de Desenvolvimento Pessoal” que integrava o plano de estudos de licenciatura da antiga Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (ESEAF).

De acordo com os resultados obtidos nos três estudos que integraram esta investigação, «o MAPPP implementado, em momentos e contextos diferentes, permitiu a obtenção de ganhos para os professores, que referiram ter aperfeiçoado competências pedagógicas no âmbito da metodologia de projeto. Também os estudantes referiram que o apoio e o incentivo dos professores durante o processo de assessoria foram adequados e fundamentais para o desenvolvimento das áreas de Interesse dos projetos pessoais e para o desenvolvimento de competências no domínio pessoal, académico e profissional», refere a autora do trabalho de doutoramento.

O MAPPP foi criado, em 2001, pelo professor da ESEnfC (na altura da ESEAF) Manuel Alves Rodrigues.

 

[2016-05-23]


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