Notícias
Projeto Peregrino divulgado no programa “A Praça” da RTP

 

O projeto “Peregrino”, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e que visa proporcionar cuidados de saúde (primeiros socorros e suporte básico de vida) aos viajantes em romaria para Fátima, esteve em destaque, quarta-feira (11 de maio), no programa televisivo da RTP “A Praça”.

Na ocasião, o professor Manuel Mariz (responsável pela unidade diferenciada da ESEnfC que coordena os projetos de prestação de serviços à comunidade) explicou que, com este tipo de atividades, a Escola, além de «preparar técnica e cientificamente os estudantes», que assim de aprenderem «nos contextos reais», cumpre também a missão de «prepará-los para a cidadania» e «para o bem comum».

Em direto de uma tenda de campanha instalada em Pombal, para prestação de cuidados aos peregrinos – a ESEnfC participava num posto de apoio da Cruz Vermelha Portuguesa –, o professor Manuel Mariz afirmou, ainda, que este tipo de ações tem o benefício de alertar os peregrinos menos informados para a forma como devem fazer a caminhada, com maior segurança.

Na reportagem d’ “A Praça” também ouvimos uma estudante do 4º ano de licenciatura da ESEnfC falar da «mais-valia» que representa «poder participar nos projetos [de extensão] e prestar cuidados à comunidade».

Além da prestação de cuidados de saúde, o projeto “Peregrino” visa desenvolver estudos de investigação no âmbito do apoio à peregrinação, formando estudantes para poderem intervir nesta iniciativa.

Numa primeira fase, os professores e investigadores da ESEnfC pretendem fazer a caraterização sociodemográfica e clínica dos peregrinos, descrever as necessidades em cuidados apresentadas pelos peregrinos e avaliar a satisfação com os serviços prestados durante a peregrinação.

São responsáveis pelo projeto “Peregrino” os professores da ESEnfC Luís Paiva, Rui Gonçalves e Verónica Coutinho.

Veja a reportagem em http://www.rtp.pt/play/p1983/e235175/a-praca (minuto 11 a 15).

 

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    08
    Presencial: Polo A
    Encontro Anual do Programa de Doutoramento 2025 "Conhecimento em Enfermagem: da construção à criação de valor"
  • APR
    01
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • APR
    01
    Online
    Webinar: Promoting Public and Patient Involvement in Interprofessional Education of Undergraduate Healthcare Students
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT