Notícias
ESEnfC festeja 135 anos de ensino de Enfermagem na cidade e no país

 

Um grande encontro que reunirá, segundo se espera, alguns milhares de enfermeiros que se formaram em Coimbra e uma exposição retrospetiva são as iniciativas que encerrarão, em outubro de 2016, o programa comemorativo com que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) ambiciona assinalar os 135 de ensino de Enfermagem na cidade e, simultaneamente, no país.

O anúncio foi feito pela Presidente da ESEnfC, durante o Dia da Escola, comemorado a 17 de março (data da publicação, em 2006, dos primeiros estatutos da instituição). Celebram-se, por isso, também os dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

Dirigindo-se a um auditório repleto, Maria da Conceição Bento notou que este será «um programa dinâmico», que pretende envolver todos os atores ligados à instituição: estudantes e ex-estudantes, professores e não docentes (atuais, jubilados e aposentados), instituições de saúde parceiras e, por extensão, toda a cidade.

Atividades voltadas para a comunidade (para promoção da saúde e prevenção da doença), a celebração de efemérides, atividades científicas e culturais – com a oferta de espetáculos abertos à cidade –, além de homenagens a personalidades marcantes, constituirão um extenso programa festivo que, iniciado em março, se estenderá por sete meses.

 

 

“Escola conhecida e reconhecida”

A Presidente da ESEnfC, que evocou o médico Costa Simões (a quem ficou a dever-se a criação, em 1881, da primeira escola de enfermagem portuguesa, nos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra), disse que, «hoje, a Escola de Enfermagem de Coimbra conta já com avaliação externa internacional do trabalho desenvolvido e múltiplos processos de autoavaliação e acreditação». É, por isso, «conhecida e reconhecida», sublinhou Maria da Conceição Bento.

Sobre estes 135 anos de «património (tangível e intangível), meticulosamente construído», a Presidente da ESEnfC afirmou que, durante esse longo período, «a instituição se soube transformar», habilitando enfermeiros com as competências necessárias para, a cada momento, contribuírem para o desenvolvimento da saúde no país e para o progresso da própria profissão.

 

Prémios e homenagens

Além do anúncio do programa comemorativo “10 anos pós-fusão, 135 anos em (trans)formação”, no Dia da ESEnfC também se premiou o mérito, a longevidade e a dedicação.

Catarina Filipa Matos e Cristiana de Almeida Gomes foram as estudantes distinguidas pelo Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (sociedade honorífica de Enfermagem com sede em Indianápolis).

Finalmente, foram homenageados os funcionários docentes e não docentes que atingiram 25 anos de atividade – os professores coordenadores Elisabete Fonseca, Luís Batalha e Dulce Galvão, e as assistentes técnicas Adélia Soares e Graça Marques –, assim como a assistente operacional aposentada, Fernanda Góis.

Na sessão comemorativa do Dia da ESEnfC, discursaram, ainda, o presidente da Associação de Estudantes, Eduardo Ramos, e o presidente do Conselho Geral da Escola, João Vasco Ribeiro.

As comemorações terminaram com uma atuação da Tuna de Enfermagem de Coimbra.

 

[2016-03-22]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente