Notícias
Exposição na ESEnfC assinala o Dia Mundial da Tuberculose

 

“Em 2014, 9,6 milhões de pessoas ficaram doentes com tuberculose. Não faça parte deste número”.

A mensagem lê-se numa das fotografias que integram uma exposição documental, patente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – átrio do Polo A –, através da qual a ESEnfC, enquanto Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, assinala o Dia Mundial da Tuberculose.

Doença infeciosa que provoca elevada mortalidade no mundo inteiro – em 2014, 1,5 milhões de pessoas morreu devido à bactéria mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) –, a tuberculose está muito associada a problemas sociais: mais de 95% das mortes por tuberculose ocorrem em comunidades de baixo e médio rendimento, principalmente nos continentes africano e asiático.

A tuberculose é uma das principais causas de morte de pessoas infetadas com o vírus da imunodeficiência humana (VIH): em 2015, uma em cada três mortes por VIH deveu-se a ela.

 

 

A taxa de mortalidade por tuberculose desceu 47% entre 1990 e 2015, estimando-se que, de 2000 a 2014, 43 milhões de vidas tenham sido salvas através de diagnóstico e tratamento da tuberculose. 

Até 2035, a OMS quer reduzir a incidência da tuberculose em 90%, perspetivando a sua erradicação em 2050.

A tuberculose é uma doença contagiosa transmitida por via aérea e que afeta sobretudo os pulmões, mas é curável e pode prevenir-se.

«Cada vez que um destes doentes tosse, fala, ri, canta ou espirra, liberta pequenas gotículas que transportam o bacilo de Koch. Estas gotículas são invisíveis a olho nu e podem ficar em suspensão no ar ambiente durante várias horas, particularmente se o doente estiver em local não ventilado. A probabilidade de se ser infetado com o bacilo de Koch, depende do número de gotículas infeciosas no ar, do tempo e local de exposição e da suscetibilidade do indivíduo exposto nesse ambiente», lê-se na página web da Fundação Portuguesa do Pulmão.

A duração mínima do tratamento, através de medicamentos administrados via oral, é de seis meses, embora a duração total varie em função do órgão envolvido, evolução ou gravidade da doença, podendo ser superior a um ano.

Foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch descobriu a causa da tuberculose, motivo por que, anualmente, neste dia se assinala a doença.

 

[2016-03-24]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente